Aí estão eles! Os Anti-Vieiristas não se podem queixar deste sério reforçar do plantel, só se preferiam que o Presidente mantivesse o projecto "aposta no seixal" mais um ano. Como não sou anti, mas também não sou Vieirista...a minha pergunta para os 2 cromos nas pontas da foto é: só este ano é que se lembraram de craques destes? nos anos anteriores não dava para ir buscar nem que fosse 1 ou 2 deste calibre? Vertonghens (centrais de nível mundial já nos 30 a acabar contrato, com vontade de mudar de ares) há vários todos os anos...só agora é que pareceu sensato reforçar a defesa com experiência/qualidade? foi preciso vir o mágico JJ? eu e qualquer adepto com 2 dedos de testa vimos isso...andam a gozar com isto e nós a ver/pagar.
Relativamente aos reforços, além de ter visto alguns (em alguns jogos), vi agora vídeos no youtube (vale o que vale) mas já é mais do que a maioria dos benfiquistas que nem o nome de alguns deles sabia...mas dá tudo opinião com muito "conhecimento de causa".
Vertonghen: Não entra no top 10 mundial de centrais actualmente...mas está logo a seguir. Muito forte fisicamente, inteligente a decidir (mesmo tendo bons pés, tenta sempre jogar simples...à imagem de um Garay). Experiência fantástica (+100 jogos pela Bélgica...era fixe que não fosse mais para focar só no clube) para a nossa tenra defesa, não é um caceteiro e joga leal (gosto sempre que um da dupla seja mais pauliteiro..temos lá o R.Dias). De bónus é esquerdino, não se liga muito no caso dos centrais, mas faz diferença. Um central destro a jogar à esquerda, recebe sempre bolas vindas da direita virado para o meio...e sempre que não cola no pé vai para o centro do terreno e...perigo para o adversário. Canhoto deixa a bola correr para a linha e dá mais margem em caso de falha para não deixar o atacante isolado.
Titularríssimo! (se estiver em condições, como parece)
Luca (Não vale a pena pra já decorar o resto): Parece Craque, 1m81..não é um avançado cabeceador mas marca alguns e tem porte para ir ao choque e, ao mesmo tempo, agilidade para driblar e seguir com bola. Não vai jogar sozinho e assim é que deve ser para tirar partido das suas capacidades, ser Alemão é bónus porque vai dar aquela garantia de estofo e atitude competitiva que precisamos. Finaliza com os dois pés e parece bastante evoluído tecnicamente. Saber que supostamente foi falado no ano passado para substituir o Felix e acabou por não vir...podia ter feito a diferença.
Titular?! (depende do que falta chegar)
Cebola: Em teoria a contratação do ano...e talvez uma das melhores de sempre na liga Portuguesa. 20M...nunca vai sair por menos de 60M...já por baixo. Era O Craque do Brasileirão, jogava no meu clube preferido no Brasil e vi vários jogos. Além de uma superior técnica e velocidade, decide quase sempre bem entre o drible ou passe (a fazer lembrar um Simão nos seus melhores momentos). Pequeno mas raçudo, joga normalmente da esquerda para a direita e tem boa técnica de remate, não tem muitos golos por época mas acho que numa equipa como o Benfica (e neste campeonato), vai começar a fazer vários naquelas diagonais para o meio.
Titularrérimo!
Pedrinho: Só vi vídeos, parece um Rafa em termos de cérebro futebolístico (não é elogio) mas ainda mais fraco fisicamente. Com o acréscimo de só ter jogado no Brasil e vir com a areia toda para brincar. É artista e espero sinceramente que se aproveite, mas como quero um plantel mais forte fisicamente...se não estiver ao nível, acho que o Mendes consegue fazer uma magia parecida à que fez com o RDT...já que foi uma "dessas" compras.
Banco/Cedido.
Helton Leite: Só vi nos jogos contra Benfica e Porto (again...já é mais que muitos benfiquistas "entendidos") e parece-me bom para suplente. Já tem experiência a titular na liga, não vem com estatuto para ultrapassar o Odysseias e, de bónus, não é velho e ainda pode ter mercado. Alto e pesadão, mas ágil nas saídas...faz lembrar um Ederson, se chegar perto já é bom.
Banco.
Gilberto: Nos vídeos parece rápido e bom a cruzar (também os nossos Tavares parecem nos vídeos), falta ver o mais importante: se sabe defender e se consegue rapidamente adaptar-se à cultura táctica da Europa/Portugal. Pode ser uma boa surpresa, não é baixo, como o JJ e eu gostamos dos nossos laterias, e de bónus parece oportunista na área adversária (vários golos). Ainda assim, fico decepcionado porque continuamos a não dar ao Almeidinhos o "titular de caras na direita" que ele merece, para ele ver do banco e, ocasionalmente, substituir.
Banco/Titular.
Umas palavras sobre a novela Cavani. Acho-o um avançado fantástico, tem tudo o que é preciso para a função, top 5 mundial mesmo aos 33, ia ser a maior estrela do nosso campeonato de merda. Mas para quê? Para superar os porcos falidos é preciso um Cavani? NÃO! Com ele na equipa passamos a ser candidatos à Champions? CLARO QUE NÃO! Este é o maior erro da maioria dos benfiquistas com que falo...achar que o "Benfica Europeu" vem já este ano ao verem estes nomes. O Homem (Vieira) só "acordou" este ano para manter o poleiro, com a equipa que temos acho ridículo se não ganharmos o campeonato à equipa do Carraça. Ao mesmo tempo, precisaríamos de vários "Cavanis" em todas as posições para sermos candidatos a uma Champions, com estes reforços e mais 1 ou 2 "Cavanis" temos "apenas" obrigação de nos bater bem contra os grandes da Europa e de ganhar quase sempre às restantes (Frankfurts, Zenits, Basels, CSKAs e afins).
Contra Tudo e contra Porcos
Sem comentários:
Enviar um comentário