No Futebol, tal com na vida, devemos "trabalhar" com o que temos, agarrar ao que é positivo e focar em mudar apenas o que temos controlo (como ir votar contra o Vieira). O mal é quando os negativos são tão superiores aos positivos e damos por nós a baixar a fasquia só para manter o espírito. Não deixei de ser Benfiquista por Vieira continuar, tal como não deixo de o ser por ter jj como treinador...mas por vezes fica difícil.
O bronco da reboleira é um treinador como muitos outros com pontos positivos e negativos, quando o Vigarista dos pneus decidiu ir buscá-lo de novo, pessoalmente tentei agarra-me a:
- Ideias bem definidas e bastante conhecimento do jogo
- Capacidade para por todas as equipas a jogar bem e com um futebol atacante
- Conhecimento do Futebol Português e do SLB
- Novas ideias e confiança por ter alcançado resultados fora do contexto Português?
Sabendo eu que do outro lado estava:
- Arrogância, prepotência, ignorância, mania...
- Hábito de rebentar jogadores fisicamente a meio da temporada
- Incapacidade para reconhecer erros e pouca flexibilidade para a mudança
- Fraca capacidade de comunicação e gestão de balneário
Para piorar, e logo na época passada, vejo um jj com menos garra no banco, menos vontade nas conferências de imprensa, mais indiferença quando os resultados são negativos...assim sobra muito pouco + para agarrar...
No início desta temporada, vimos as ideias, princípios de jogo e rotinas na equipa (mal seria, depois da temporada passada) e, mais uma vez, agarrei-me a isso, na esperança que o nível do nosso plantel (que é consideravelmente superior ao dos nossos rivais...tal como em quase todas as temporadas da primeira passagem do jj) chegasse para um boa época a nível interno (na Europa já baixei tanto a fasquia que não tenho ilusões à partida).
Mas se formos frios na analise, já são muitos jogos a jogar pouco e com sinais muito preocupantes...a seguir ao Barcelona estivemos mal em todos os jogos, o mestre não consegue mudar o chip consoante o adversário e vamos pagar por isso a nível interno. Ver a equipa a precisar do golo (ex. Vizela) e a manter os 3 defesas em linha + Weigl sem contribuírem para a construção de jogo tendo apenas 1 jogador adversário na zona...é auto-sabotagem. Qualquer treinador menos arrogante e burro conseguia ver isso mesmo sem receber os Milhões que o oxigenado mama mensalmente.
Comparar "Sortes":
Sporting vence jogo nos minutos finais com cabeceamento de Coates - A equipa mantém-se coesa defensivamente, tem muita bola, mantém os processos ofensivos de forma a fazer chegar a bola à área muitas vezes, faz avançar um ou mais defesas para confundir as marcações adversárias, potencia um futebol mais directo com mais cruzamentos e, em vários cruzamentos (bem tirados!), o Coates marca. Sorte? custa-me chamar sorte a isso...fazem tudo o que podem para ter essa "sorte"
Benfica vence jogo nos minutos finais com golo de Rafa - A equipa mantém a mesma estrutura, os mesmo erros, continua a dar bola ao adversário, não consegue ter bola e chegar à área adversária, não coloca nenhuma defesa na frente, não cruza mais vezes, não cruza bem na maioria das ocasiões...e a dada altura ganha um ressalto a meio campo (porque o adversário escorrega) e chega ao golo. Sorte? podes crer que sim, sem nada fazer por isso...aquela jogada acontece 1 em 10 vezes.
Nada vai melhorar porque nada vai mudar com o Grunho da Reboleira, nada vai mudar porque Rui Costa não tem esse perfil e pior, a presença de RP Bráz quase que garante a renovação do seu adorado pastilhas.
A MAIORIA DOS BENFIQUISTAS SÃO IGNORANTES E COMEM GELADOS COM A TESTA (se és desses, escrevi isto no fim mesmo para leres o texto todo e não desistires logo) e mesmo os poucos que não o são...estão aburguesados e sem espírito clubístico, só isso explica que não exista revolta, que não surjam alternativas, que se valide a continuação de uma estrutura que fez o que fez ao clube nos últimos anos.
- Flamengo vem buscar jj por pressão dos adeptos, jj chega ao brasil e perde categoricamente final da Libertadores para o Palmeiras do guarda Abel que assim mostra quão fácil é ganhar a "champions da américa" que mais não é que uma copa brasil...desvalorizando assim a grande conquista do mestre. Nem preciso desenvolver mais o sonho, porque acredito que qualquer treinador competente (Português ou estrangeiro) que viesse, conseguiria ganhar o campeonato com este plantel e dignificar o clube no percurso europeu. Como este desejo não se vai realizar, vamos sofrer porque agora é que vem os jogos mais difíceis a nível interno, ao mesmo tempo que chegam os jogos decisivos da Champions com taça pelo meio...isto tudo com a equipa a descer claramente de rendimento fruto da falta de rotação e gestão horrível do plantel...Benfiquista sofre...
Contra tudo e contra Porcos
Sem comentários:
Enviar um comentário