sábado, 4 de dezembro de 2021

Banho Táctico, Estratégico, de humildade, etc...

 


Quando tenho de decidir entre piso 0 e piso 3 (não tenho motiva€ão para piso 1) penso sempre no que vou ganhar como adepto, na minha opinião no 0 estamos mais "ligados" ao jogo, vemos as emoções e os pequenos detalhes nas divididas mas perdemos percepção táctica do jogo como um todo, lá em cima é o oposto naturalmente. Se estivermos a falar de lateral, então ainda aumenta essa percepção, estamos a ver o alinhamento quase como no papel. Isto para dizer que, depois de muitos jogos na Central piso 0, este ano o Redpass é Sagres 3...e logo para ver/constatar neste jogo quão fraco é o nosso posicionamento em campo, quão fracas são as nossas dinâmicas com bola, quão fraca é a nossa reacção à perda (do ponto de vista posicional e também na atitude).

Para mim os Sapos eram claramente favoritos neste jogo, estão com uma consistência que nós só sonhando, ainda assim, a ausência de Coates e Palhinha nivelavam um pouco as coisas porque eles não tem ninguém para os substituir com o mesmo nível, além do que Coates está a dar em termos ofensivos à equipa. Com esses dois em campo, as poucas situações de vantagem ali na zona central (algumas por ar outras em correrias do Rafa) eram ainda menos e a nível defensivo íamos passar mal pior (sofrer golos) com a facilidade que demos para os Sapos cruzarem.

A equipa é "quadrada" no sentido em que não tem ideias além do básico circular a bola de um lado ao outro sendo que o faz com uma lentidão frustante. A bola é despejada para o J. Mário, Rafa e Darwin à espera que façam magia sem se dar linhas de passe e criar desequilíbrios tácticamente (quando existiram foi com acções individuais). Estes jogadores conseguiram criar alguns lances de perigo o que atesta a diferença de nível individual entre as equipas e ainda valida mais o quão R. Amorim é melhor que JJ, melhor...o quão JJ é pior do que qualquer treinador minimamente competente. A defender, não sabemos fazer as faltas na altura certa (os sapos não falharam uma única quando eram eles a defender) e estamos invariavelmente fora de posição quando perdemos a bola e qualquer Matheus desta vida consegue passar com a bola no pé como se aquilo fosse uma auto-estrada.

Quantos Benfiquistas sabiam quem era o #2 dos sapos que jogou na esquerda? e quanto sabiam o nome do gajo que jogou no meio ao lado do Matheus Nunes? Raios, quantos sabem sequer que há dois Matheus? Tenho a certeza que muitos não sabiam isso e outros pormenores...isto para ilustrar que estes sapos são uma manta de retalhos genialmente gerida por um treinador competente que até é Benfiquista (para tornar a coisa ainda mais deprimente tendo em conta o que temos na nossa casa). Na Luz temos o oposto, um treinador que mete os jogadores a jogar abaixo do seu potencial e é um craque a queimar jogadores e a fazer escolhas erradas.

A meio do jogo ouvi um sócio atrás de mim: "Epa, o Amorim simplesmente aproveita bem o talento que aparece em Alcochete..." Vamos lá ver, no 11 inicial apenas o Inácio pode ser considerado (Matheus entrou para os sub23), depois entraram o Bragança e o Tomás..e é isto. O "sapos B" está em antepenúltimo...na liga3! Os Sub23 estão em 4o, atrás de Portimonense, Benfica e Estoril! os Juniores estão em 2o...já a 8 pontos do Benfica! Os Bs do Benfica este ano eram meninos para ganhar a quase metade das equipas da Liga Nos! Temos a pessoa mais errada à frente da equipa principal do nosso clube! Isto é auto-sabotagem, se o Amorim tivesse o "talento de Alcochete" que vive no Seixal batia palminhas e varria a Liga em derrotas...espera! mesmo com Inácios, Braganças e Tomáses ele está a fazer isso!

"Só falam quando corre mal, bla,bla..." Quando tem corrido bem, invariavelmente vemos os mesmos erros que vimos ontem, preparem-se Benfiquistas para mais uma época penosa. É só ver as coisas como elas são, discutir o título contra outro rival já é difícil...este ano é contra 2 e estão os dois mais fortes e consideravelmente mais consistentes (aquela qualidade que ganha campeonatos), o ano pode acabar já muito mal tendo em conta os 2 jogos com os porcos...a questão é: Terá o nosso Presidente tomates para enviar o JJ para o Brasil já em Dezembro? Não creio, mas faço figas.

Contra tudo e contra Porcos  

Sem comentários:

Enviar um comentário